Ensino

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIAS COGNITIVAS - Teoria e Técnica (34ª edição)

O Curso de Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental é indicado ao aluno e aos profissionais que buscam embasamento teórico e prático das principais técnicas que fundamentam a prática clínica das Psicoterapias Cognitivo-Comportamental (TCC’S), nos diferentes transtornos mentais.

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Indicado ao aluno e aos profissionais que buscam embasamento teórico e prático das principais técnicas que fundamentam a prática clínica das Terapias Cognitivo-Comportamentais
Público-alvo
Estudantes de psicologia, psicólogos e psiquiatras.


Investimento
Investimento 1 (matrícula) R$ 120,00 + 24x de R$ 240,00.
Pagamento à vista: R$ 5.184,00


Período do curso
Março de 2018 até Dezembro de 2019


Local do curso
Para mais informações entre em contato através do e-mail: contato@wainerpsicologia.com.br
* A Wainer Psicologia se reserva o direito de alterar o local das aulas no decorrer do curso.


Carga horária
19 módulos com 8 horas/aula cada – total 152 horas/aula
Duração do curso: 2 anos
Aulas aos sábados (encontros mensais)


Horários
Sábados, das 8h20 às 17h (mensalmente)


Matrículas
Agosto de 2017 até Dezembro de 2017
Módulo I - Fundamentos teóricos e práticos das Terapias Cognitivas (8horas/aula)
Fornece os embasamentos teóricos que fundamentam a pratica das terapias cognitivo-
comportamentais (TCC’s) para profissionais e acadêmicos da área de saúde mental, desenvolvendo os seguintes conteúdos:

  • Influências e pressupostos filosóficos e epistemológicos das terapias cognitivas;

  • O modelo comportamental: condicionamentos e análise funcional do comportamento;

  • Fundamentos do modelo cognitivo:


    • Representação mental, processamento cognitivo e distorções cognitivas;

    • Esquemas mentais e sistema de crenças;

    • Conceitualização cognitiva e metacognição.


  • Relação entre modelos explicativos dos transtornos mentais e técnicas psicoterápicas.




Módulo II – Principais técnicas cognitivas e comportamentais (8horas/aula)
Apresenta as principais técnicas utilizadas em psicoterapia, que fundamentam prática
clínica das Terapias Cognitivas e que serão aprofundadas nos módulos seguintes como:

  • O estabelecimento de agenda;

  • O registro de pensamentos disfuncionais;

  • O auto monitoramento;

  • A disputa racional;

  • A seta descendente;

  • A inoculação de estresse;

  • A resolução de problemas;

  • A rotulação de distorções cognitivas;

  • A dessensibilização sistemática e o ensaio comportamental.



Módulo III – Terapia Cognitiva dos Transtornos Depressivos (8horas/aula)
Modelo Cognitivo e as principais estratégias dos Transtornos Depressivos.

Módulo IV – Terapia Cognitiva dos Transtornos Bipolares (8horas/aula)
Modelo Cognitivo e as principais estratégias dos Transtornos Bipolares.

Módulo V – Terapia Cognitiva dos Transtornos de Ansiedade – Fobias Específicas, Transtorno do Pânico e Agorafobia: (8horas/aula)
Modelos Explicativos das fobias específicas. Técnicas comportamentais e cognitivas.
Interface biológica-cognitiva do pânico; inoculação de estresse e técnicas complementares; abordagem comportamental da agorafobia.

Módulo VI – Terapia Cognitiva dos Transtornos de Ansiedade – Ansiedade Social e Transtorno de Ansiedade Generalizada: (8horas/aula)
Modelo cognitivo-comportamental da fobia social; principais distorções cognitivas; técnicas comportamentais e cognitivas.
TAG e Comorbidades; Diagnóstico Diferencial; Modelo Cognitivo e Metapreocupação.

Módulo VII – Terapia Cognitiva do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Dismórfico Corporal e de Acumulação: (8horas/aula)
Diagnostico dos Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo. Modelo para psicoeducação e principais técnicas.

Módulo VIII – Terapia Cognitiva do Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno de Estresse Agudo: (8horas/aula)
Modelo Cognitivo-Comportamental; Novas técnicas na abordagem do TEPT na infância e vida adulta.

Módulo IX – Terapia Cognitiva dos Transtornos da Alimentação e Obesidade: (8horas/aula)
Modelo da compulsão alimentar, estratégias compensatórias, técnicas comportamentais e cognitivas, prevenção da recaída.

Módulo X – Terapia Cognitiva dos Transtornos Relacionados à Substâncias e Transtornos Aditivos: Modelos e Técnicas (8horas/aula)
Modelos Cognitivos e Comportamentais da dependência química, principais técnicas de intervenção. A Prevenção da Recaída e os estágios de Prontidão para Mudança.

Módulo XI – Terapia Cognitiva dos Transtornos Relacionados à Substâncias e Transtornos Aditivos: Trabalhando a Motivação (8horas/aula)
Abordagens práticas para a identificação do estágio motivacional para a mudança.
Modelo Transteórico e Entrevista Motivacional.

Módulo XII – Terapia Cognitiva das Disfunções Sexuais e Parafilias: (8horas/aula)
O ciclo da resposta sexual. Os modelos cognitivo e comportamentais das disfunções sexuais. Protocolos de tratamento baseados em evidências.

Módulo XIII – As relações das Terapias Cognitivas com as Neurociências e as relações da Psicofarmacologia com as TCCs: (8horas/aula)
Bases biológicas do processo cognitivo; potencialização de efeitos; estudos comparativos entre TCC e farmacologia; relação médico-psicólogo e suas repercussões.

Módulo XIV – Modelos cognitivos dos transtornos da personalidade: (8horas/aula)

  • O entendimento da Terapia Cognitiva para o desenvolvimento da personalidade normal e patológica.

  • O modelo cognitivo dos transtornos da personalidade.

  • O modelo da terapia cognitiva focada em Esquemas de Jeffrey Young.



Módulo XV – Tratamentos dos Transtornos de Personalidade: (8horas/aula)
Principais estratégias e técnicas da Terapia Cognitiva, da Terapia do Esquema e da Terapia Comportamental Dialética para os Transtornos da Personalidade.

Módulo XVI – Terapia Focada nos Esquemas: (8 horas/aula)
Modelo teórico dos Esquemas Iniciais Desadaptativos e dos Modos dos Esquemas no tratamento de Transtornos de Personalidade e casos difíceis. Principais Técnicas.

Módulo XVII – Terapia Cognitiva para os principais transtornos da infância/adolescência: (8horas/aula)

  • O entendimento da Terapia Cognitiva para o desenvolvimento normal e patológico.

  • A estruturação do tratamento com crianças e adolescentes. Treino de Pais.

  • As principais técnicas para os transtornos disruptivos, depressivos e de ansiedade da infância e adolescência.



Módulo XVIII – Avanços Teóricos e Práticos das Terapias Cognitivas e de 3a Onda: (8horas/aula)
Fundamentos das práticas de Mindfulness e da Terapia Focada na Compaixão.

Módulo XIX – Avanços Teóricos e Práticos das Terapias Cognitivas e de 3a Onda: (8horas/aula)
Fundamentos das práticas da Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e da Terapia Comportamental Dialética.
Coordenação geral
Ricardo Wainer

Professores
Ricardo Wainer
Augusto Faria
Breno Sanvicente
Elisa Steinhorst
Elisabeth Meyer
Francisco Crauss
Júlio Pachalski
Kelly Paim
Luisa Maciel
Luiza Mothes
Luiziana Schaeffer
Mariana Squefi
Michelle Deluchi
Rafaela Frizzo
Renata Araújo
Saulo Tractenberg
Wilson Melo
Inscrições
Sede Wainer Porto Alegre: Rua Santa Cecília, 1556 - Bairro Santa Cecília
Telefone: (51) 3332-3249
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