Warning: Creating default object from empty value in /home/wainerpsicologia/www/site/wp-content/themes/salient/nectar/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Supervisão em terapia focada em esquemas: entendendo o supervisionando para aprimorar sua competência - Wainer Psicologia

Texto escrito pelo Psicólogo Everton Santana.

Uma das práticas de treinamento mais comuns que ocorrem em diversos tipos formações em distintas abordagens psicoterápicas é a prática da supervisão clínica. A definição mais clássica da supervisão é a de que essa forma de treinamento é fornecida sempre por uma pessoa mais experiente de uma determinada profissão para membros que estão ainda em desenvolvimento, sendo ela avaliativa e com o propósito de melhorar a prestação de serviço do supervisionado, ao mesmo tempo que mantém a qualidade dos serviços prestados. O supervisor é visto como um guardião ou porteiro dessa dada profissão ao qual o supervisionando deseja entrar.
?????????
É preciso entender que a supervisão, por mais que tenha características curativas, é em sua essência um processo educacional. Sendo assim, o supervisor tem a dupla tarefa de fornecer amparo emocional aos terapeutas e manter o foco no treinamento deles para então, também, impactar indiretamente o tratamento dos pacientes. E como fazer isso na terapia focada em esquemas?
?????????
Psicólogos, assim como todas as pessoas, possuem seus próprios esquemas iniciais desadaptativos. Como muitas vezes os terapeutas de esquemas trabalham com pacientes que apresentam padrões rígidos de comportamento e formas de pensar, o profissional pode se sentir desgastado e entrar em seus próprios modos de funcionamento internalizados, prejudicando assim o tratamento do paciente. É nesse momento então que o papel do supervisor se faz como essencial para auxiliar o terapeuta.
?????????
O supervisor, conhecendo o seu supervisionado e formando uma aliança de trabalho de forma competente e acolhedora, se apresenta como um modelo saudável ao seu supervisionando, auxiliando ele a perceber os impasses de seus modos e esquemas que interferem na terapia e guiando o terapeuta para a forma mais eficaz de atender aquele caso em questão. O supervisor, então, se apresenta como um modelo de adulto saudável e de um professor-praticante perante os profissionais que a ele pedem auxílio.
?????????
Atualmente a International Society of Schema Therapy (ISST) possui uma certificação para supervisores em terapia focada em esquemas. Conseguir esse nível de certificação não é uma tarefa fácil, ressaltando, assim, que a prática da supervisão requer experiência clínica, além de adequado treinamento na arte de supervisionar. A supervisão por si só, é uma prática que merece todo o cuidado possível, porque um supervisor não é unicamente responsável pelos seus supervisionados, mas sim por todos aqueles pacientes que eles atendem.

Leave a Reply