Warning: Creating default object from empty value in /home/wainerpsicologia/www/site/wp-content/themes/salient/nectar/redux-framework/ReduxCore/inc/class.redux_filesystem.php on line 29
Você já pensou sobre o impacto positivo que os animais de estimação podem ter sobre nossa saúde mental? - Wainer Psicologia

Texto escrito por Leonardo Machado, estagiário de Psicologia do Grupo Wainer.

Os bichinhos se tornam parceiros leais ao longo de nossas vidas, são inteligentes e possuem personalidades próprias. Eles nos ensinam lições valiosas sobre a vida e, além disso, costumam ser até mesmo uma fonte de conforto, motivação e superação quando sofremos com solidão, humor deprimido e ansiedade.

Muitos de nós preservamos a lembrança dos animaizinhos que convivemos durante nossa infância, que ainda nos remetem a momentos alegres, de ternura, parceria e descontração. O contato com pets é notável no desenvolvimento das crianças. Eles podem representar um confidente, para quem se pode contar pensamentos, desejos e segredos. Também permitem que a criança experiencie e aprenda sobre importantes aspectos biológicos da vida ao vivenciar o curso de seu nascimento, reprodução, adoecimento e morte. Ademais, na idade adequada, elas podem aprender e ter responsabilidade sobre o cuidado desses animais, o que ensina a respeitar e valorizar a sua conexão com outros seres vivos e a natureza.

Obviamente, as consequências positivas dessa relação não se limitam somente aos pequenos. Os animais de estimação providenciam afeto para todas as idades, potencializando nossa qualidade de vida de diferentes formas. Eles podem ajudar a estruturar nossa rotina, por exemplo, visto que demandam tarefas diárias como alimentação, higiene e exercícios. Caminhar em um parque ou praça com seu animalzinho pode ser uma oportunidade de pegar sol, exercitar o corpo e também de interagir com outras pessoas e fazer amizades – atividades muito efetivas na prevenção e combate à depressão e ansiedade.

É evidente que – apesar de definitivamente não servir como uma alternativa às relações humanas – a companhia de um animal oferece um grande número de benefícios. Entretanto, seu cuidado exige grande responsabilidade, dedicação e atenção, e pode não ser uma tarefa tão fácil. Dadas as condições adequadas, adotar um animalzinho é uma ótima ideia para quem deseja aumentar a família e compartilhar afeto – além de poder desfrutar de todos os efeitos positivos sobres sua saúde física e mental, desencadeados pelo mais novo membro.

Leave a Reply